quinta-feira, agosto 05, 2010


Lá em cima!

Sapatos de salto alto (frequentemente abreviado como salto-alto ou apenas salto) é calçado que deixa o calcanhar da usuária significativamente mais elevado do que os dedos. Quando tanto o calcanhar quanto os dedos dos pés são levantados igualmente, como em um sapato plataforma, não é considerado um "salto alto". Salto-altos tendem a dar a ilusão de pernas mais longas e mais finas. Esses sapatos podem ser encontrados em uma ampla variedade de estilos, e os saltos são encontrados em muitas formas diferentes, incluindo stiletto, bomba, bloco, cónica, lâmina, e cunha. De acordo com os grandes estilistas de calçados, como Jimmy Choo e Gucci, um salto baixo é aquele com menos de 6 centímetros, de 6 centímetros a 8.5 centímetros os saltos são considerados saltos médios, e acima de 8,5 centímetros é considerado um salto alto.


Imagine a estrutura corporal da boneca Barbie. Bumbum empinado, peito para frente, símbolos de uma postura imponente, elegante. Tudo porque a Barbie “nasceu” de salto alto. Já eu e você, descendentes direta do homem de Neanderthal - que dispensava o uso de calçados - sofremos para ficar com uma postura de boneca sobre saltos que muitas vezes ultrapassam o limite do bom-senso. São dores da beleza, justificam as mais vaidosas. E comparadas ao ato de se depilar, sempre doloroso, usar salto alto tem uma grande vantagem: a gente se acostuma. Mas é do costume que vem o problema: se usado demasiadamente, o salto alto provoca uma mudança na musculatura, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos.


E não é só isso: ele pode provocar danos à coluna (aumenta a lordose), dores no joelho, joanetes (mas a hereditariedade também ajuda), calosidades, tendinite, unhas encravadas (quando o modelo é de bico fino). Para quem já se acostumou com o salto alto, o desconforto vem na hora de calçar um sapato baixo. Irônico, não?

Então, devemos fazer um motim em prol da saúde e jogar todas as nossas sandálias, escarpin e botas no lixo? Não, o segredo é variar na altura. Intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos não acostuma a musculatura. O proibido nessa história é deixar que seus pés se acostumem a um tipo específico de salto. Se isso acontecer, cada vez que mudar a altura, você sentirá dor.


Um modelo ideal de calçado 
O salto mais recomendado para uso diário tem até 4 cm. A altura pode até ser boa, mas o formato ideal dos calçados nada tem de fashion: o sapato perfeito deve ser largo nos dedos e de preferência com bico quadrado. Quadrado também pode ser o salto, pois esse formato garante mais estabilidade.

Mas como não é tarefa fácil achar o modelo descrito acima, é sempre bom saber que o salto plataforma tem moral com os especialistas. Segundo eles, as plataformas, por terem o salto alto por toda a extensão da sola, conseguem fazer uma melhor distribuição do peso do corpo. 


Boa notícia geente...
Cientistas da Unicamp descobriram a exceção da regra usar-salto-alto-faz-mal-à-saúde. Segundo pesquisa desenvolvida pelo cirurgião vascular João Potério Filho, o salto alto beneficia a circulação. A tese foi comprovada graças a um novo exame para medir pressão das veias das pernas.

Através do exame – feito com mulheres usando saltos de 7 cm e 10 cm -, foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue. Resultado: além de deixar suas pernas mais poderosas, o salto alto impede que elas fiquem inchadas.


O que levar em conta na hora de comprar um sapato novo
Não escolha o sapato pelo tamanho informado na sola. Priorize o conforto e o equilíbrio que o salto proporciona;
Faça a compra no fim da tarde e à noite, quando seus pés estão mais largos;
Uma boa forma de avaliar se um calçado vai ficar confortável é, ao calçá-lo, verificar se sobram de 0,5 a 1,3 cm entre o dedo maior e o final do sapato;
O calçado não deve ser de material duro;
Se o sapato não é confortável, então não compre seduzida pela beleza, esperando que ele laceie;
Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que o sapato esteja confortável na loja.

E um dica que achei no @ociososLaceando os sapatos com gelo! (Ótima dica né?!) 

Curiosidades...
Em Veneza, no século 16, os pés femininos equilibravam-se em sapatos de 65 centímetros de altura, ou até mais. As moças precisavam de dois criados só para ajudar a calçá-los. Símbolo de riqueza, essas plataformas eram usadas com o maior orgulho por suas donas. Elas nem se importavam com a zombaria dos turistas que visitavam a cidade para vê-las em seus pedestais.

Yves Saint-Laurent criou um modelo de salto acrílico transparente com enfeites dourados no seu interior, lembrando um aquário sob os pés. Mas na realidade, foi o Rei de França Luis XIV, o Rei Sol, que lançou a moda. Ele usava salto, devido à sua estatura. Para completar o "look" ele ordenava que nos seus saltos fossem esculpidas miniaturas de batalhas famosas ou cenas idílicas.

Bom, pessoal, não foi a toa que escolhi o assunto Salto Alto para falar hoje. Eu, como a grande maioria da mulherada também os adoro. Apesar de achar que saltos são lindos mas cruéis. Não costumo usá-los no meu dia-a-dia, até pq acho que não aguentaria... Então quando posso e quero, aproveito! Olhem minhas última aquisições: 


Fontes Utilizadas:

1 comentários:

Jani disse...

Não adianta, sou adépta ao salto alto!! Não consigo ficar sem... hehe
Ótimo post!

Visite meu blog:
http://dicasdemadame.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...