sexta-feira, julho 02, 2010


Curiosidades Históricas sobre as Makes!

Um dos mercados mais valorizados em todo mundo é a indústria de maquiagem. Neste ramo se encontra uma grande variedade de produtos. E são usadas para diversas finalidades: no campo artístico (no teatro, no cinema e pelos artistas da televisão), para festas e no dia a dia.
E mais... Que mulher não gosta de maquiagem? Que mulher não adora se sentir mais bonita? E não basta apenas saber qual a tendência da vez, qual a última novidade, as cores da moda e blá blá blá... Não faz mal a ninguém se informar sobre o inicio, as curiosidades. E além do mais é divertido aprender e descobrir por quais caminhos andou todos os truques e produtos "milagrosos" que nos fazem ainda mais lindas nos dias de hj!! :) 


Vai ai então, algumas curiosidades históricas sobre nossas "salvadoras" maquiagens: 

A maquiagem já era utilizada desde a antiguidade, no Egito principalmente, onde a elite usava tintas a base de pó de khol. As viagens comerciais, conhecidas como caravanas, levaram as maquiagens do oriente ao mundo grego e posteriormente ao romano. Onde Popeia Sabina popularizou e a tornou moda. Entretanto no mundo antigo, os produtos químicos que compunham as maquiagens eram demasiadamente tóxicos (causando rápido envelhecimento da pele dos seus usuários e morte por envenenamento), e ela sumiu por um tempo da história ocidental, principalmente na idade média, onde a igreja lançou grande campanha para reprimir os produtos de beleza. Estes eram acusados de disfarçarem a aparência verdadeira das pessoas, além de ser alvo de luxúria. Retornando somente no século XIII (juntamente com perfumes), e posteriormente no século XVI e no XVII. Mas foi apenas com o avanço do cinema e da tecnologia do século XX, que os cosméticos foram amplamente utilizados. 

Podem-se destacar os mercados americanos e franceses como responsáveis por suas divulgações em quase todo o mundo. Hoje em dia, tanto no ocidente quanto no oriente, os cosméticos têm repercussão crescente, não somente as maquiagens artísticas ou noturnas, mas também no dia a dia, como as maquiagens corretivas, por exemplo.

Como dito acima, o uso da maquiagem se popularizou de tal forma, que em algumas culturas estes cosméticos não somente são apreciados pelas mulheres como também pelos homens. Até mesmo no Brasil, em nos grandes centros, em muitas tribos urbanas e também adotadas por eles como maquiagem corretiva.


Em Hamburgo, um farmacêutico produziu um creme que batizou de NIVEA (em latim, "branca como a neve"). Verdadeira revolução econômica pois foi o primeiro creme que não custava caro. O creme era também tecnológico composto por "água e óleo", composição gordurosa mas a única capaz de frear o processo de evaporação da água da pele. Com certeza vocês já viram esse creme! É aquele da latinha azul!!!

Desde 1886 praticava-se o descascamento da pele (peeling) com associação de ácidos e corrente elétrica. Era praticado por muitos atores e atrizes.

Na maquiagem exploravam as cores e invenções. A pele rosada, símbolo de boa saúde, permanece como primeiro objetivo.

Pós compactos eram estilo "Air Spun", líquido, cremoso ou ainda em folhas.

As cores de pós adaptavam-se cada vez melhor à tez da pele: rosa, branco e a famosa "cor Raquel" de um bege intenso. As marcas COTY e Caron eram as mais famosas.

Em 1914 os primeiros pós compactos cremosos foram vendidos em caixinha de metal com espelho na tampa.

Em 1912 o francês BOURJOIS foi o primeiro que fabricou pó seco apresentado numa caixinha redonda com dezenas de cores. O blush tornou-se compacto também.


Lápis para sobrancelhas e batom foram ressaltados na maquiagem.

Em 1915, os primeiros batons, fixados numa base de metal dourada eram protegidos por uma tampa. Pela primeira vez também, todos os produtos em um estojo ("estojos portáteis") que também continham creme e colírio foram comercializados.

Batata (crua, cozida, em pasta ou ralada) misturadas com amêndoas era usada como leite de limpeza, pasta branqueadora ou para rachaduras nos lábios.

1915 - Ultra-chiques! Novos aparelhos são criados para encaracolar os cabelos! Era o fim dos ferros de frisar que queimavam os cabelos, papelotes e outras técnicas estranhas!

O look da época era como o da atriz Mary Pickford e muitas marcas de cosméticos nós usamos até hoje!


Interesante, não?

Achei aqui e aqui

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...